Valores
A Yepist nasceu com uma forte proposta de elevar a qualidade alimentar dos organismos aquáticos.
Nossos produtos são concebidos pensando no ambiente e nos seres vivos ali presentes. Resumidamente, os produtos são elaborados para promoverem o máximo de bem estar aos organismos, inspirando-se nas interações que ocorrem na natureza.
Em relação ao aquário (ambiente), os esforços são centralizados em promover/manter a homeostase (equilíbrio) do sistema, através do desenvolvimento de funcionalidades nos produtos que simulem o papel que os elementos da natureza realizam.
Para os animais, os produtos são elaborados considerando que o universo aquático abriga uma vasta diversidade de organismos e durante a evolução (na história do mundo) das espécies, muitos tipos de animais (táxons) compartilham estratégias similares de adaptação ao ambiente, a partir da forma de se movimentar, alimentar, interagir com outras espécies e algumas outras infinidades de exemplos.
Essa premissa possibilitou o desenvolvimento de produtos chaves que podem ser utilizados para muitos organismos, facilitando o dia a dia dos aquaristas.
Além do exposto, os produtos são elaborados considerando a fase de vida que os animais estão (larva, juvenil, adulto), o hábito alimentar (onívoro, herbívoro e carnívoro), o porte (pequeno, médio, grande), a comunidade que se deseja propor uma solução (bentons, nectons e plânctons) e, não menos importante, o seu táxon (peixes, crustáceos, moluscos, cnidários e afins).
Nossa Marca
A marca da Yepist é inspirada em Escher e sua busca em explorar metamorfoses e representações infinitas. É a fusão dos elementos que compõe o nome da marca. O Y mantém seu significado original e é representado pela árvore, incorporando todo o significado que elas representam, enquanto mimetiza uma árvore filogenética, incorporando o elemento epistemológico na marca.
O círculo pode ser compreendido como nosso planeta ou um ovo, os dois elementos remetem a vida e homeostase. E os demais elementos da logomarca reforçam nossos anseios em desenvolver soluções para os organismos a partir de uma abordagem própria, baseada em fundamentos científicos.
O elemento nativo da nossa marca é o “Y”, que representa água em tupi-guarani (uma das principais famílias linguísticas do Brasil), o elemento central do aquarismo, da vida e, metaforicamente, da identidade brasileira.
O elemento que remete ao método e o principio que é utilizado na elaboração dos produtos é o “epist”, vem do grego ‘episteme’, que significa o conhecimento verdadeiro, e deu origem a epistemologia, ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento científico, sendo o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, com a finalidade de determinar seus fundamentos lógicos, seu valor e sua importância objetiva.